sexta-feira, 26 de abril de 2013

Administração Financeira X Contabilidade.



O administrador financeiro tem como principal função a análise dos demonstrativos financeiros elaborados pelo profissional de contabilidade, e fornecimento de embasamento para tomada de decisão do gestor; enquanto este tem como função elaborar relatórios financeiros, como o Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Resultado do Exercício.

O administrador financeiro dá maior ênfase aos fluxos de caixa. Ele mantém a solvência da empresa planejando os fluxos de caixa necessários para que ele cumpra suas obrigações e realize os investimentos necessários para alcançar seus objetivos. O contador, por sua vez, tem a função primordial de produzir e divulgar dados para a mensuração do desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira, e para pagamento de impostos. A visão contábil do desempenho da empresa durante o ano é oferecida pela demonstração de resultado (DRE), e a visão financeira, pelo fluxo de caixa. Ambos serão explicados posteriormente.

Outra diferença básica é a tomada de decisão. Os contadores dedicam a maior parte de sua atenção à coleta e à apresentação de dados financeiros. Os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes. Para uma tomada de decisão efetiva, é importante analisar as ferramentas financeiras e contábeis em conjunto. O que não impede que essas atividades sejam realizadas exclusivamente por esses profissionais.

Um comentário:

Olá!
Obrigada por deixar aqui a sua opinião sobre a postagem!
Deus abençoe!

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...