segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Noções básicas sobre Marketing

Introdução:

O mercado atual se caracteriza por uma intensa competição entre as organizações, de forma que todas elas buscam atrair, da melhor forma, o olhar da sociedade; não basta apenas produzir bons produtos ou serviços; torna-se fundamental produzir bens ou serviços que satisfaçam as necessidades identificadas no mercado; é necessário conhecer o cliente/consumidor e planejar da melhor forma como conquista-lo. Ter conhecimentos da área do marketing torna-se então o grande diferencial que poderá levar uma organização á frente das demais ou não. 



1. Conceitos:

O Termo “Marketing” pode receber inúmeras definições diferentes, de acordo com a percepção de um determinado autor; de acordo com Phillip Kotler (2006), o marketing é um “processo social por meio do qual as pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.  Para Michael J. Etzel (2001), “é um sistema total de atividades de negócios, desenvolvido para planejar, dar preço, promover e distribuir produtos que satisfaçam os desejos dos mercados-alvo e atingir objetivos organizacionais”. Na concepção de Filipe Sobral e Alketa Peci (2013), o marketing é “o processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços, para criar e trocar valor com os clientes”.

Pode-se então concluir, que o Marketing é o processo que identifica as necessidades dos membros de um grupo e as transforma em produtos e/ou serviços que irão trazer satisfação e valor para o cliente ou consumidor, que por sua vez, responderá ás ofertas de acordo com sua renda e preferências.


2. Histórico:

Inicialmente, as estratégias das organizações baseavam-se na produção; não havia preocupação com os clientes e suas especificidades, pois com o excesso da demanda, tudo o que era produzido, era absorvido pelo mercado. Um grande exemplo a ser citado, é a proposta de Henry Ford, produtor automobilístico, com o seu modelo de carro, o famoso modelo T. Através da frase “posso produzir carros de qualquer cor, desde que sejam pretos”, percebe-se que a palavra de ordem na época não era a diferenciação. Como o modelo T atingiu uma marca de carros produzidos espetacular (dez milhões de automóveis), não tinha necessidade de produzir carros diferentes para serem ofertados aos consumidores. A preocupação estava em aumentar a quantidade de carros produzidos, ou seja, no aumento da eficiência nas organizações. Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, as organizações possuíam um aparato tecnológico mais desenvolvido, de forma que a produtividade foi bastante elevada, criando uma relação desproporcional entre oferta e demanda; como muitas organizações estavam produzindo, havia um excesso na oferta que possibilitava ao consumidor o direito de escolher. Não havia mais sentido produzir em massa sem levar em consideração o poder do cliente, visto que havia o risco de perder a competitividade e entrar em decadência. Nasce então, um novo momento para o marketing, em que as estratégias deixam seu foco no produto e passam a serem orientadas com base no cliente. A orientação atual do mercado coloca o cliente no centro da organização, buscando através de pesquisas de mercado, identificar as necessidades expostas ou não na sociedade. Vários produtos e serviços são desenvolvidos de forma a satisfazer esses anseios, levando em consideração o público-alvo da organização, a forma como serões promovidos esses bens e serviços e principalmente o tempo, que de acordo com Sobral (2013)“sofistica a necessidade”.


3. Aplicabilidade:

O marketing pode ser aplicado em qualquer tipo de organização que deseje manter sua competitividade no mercado ou que deseje influenciar a sociedade. A aplicação mais perceptível das estratégias do marketing encontra-se na venda de bens tangíveis ou produtos, como alimentos e eletrodomésticos, ou na venda de serviços, como os das empresas aéreas. Outro negócio em que são encontradas técnicas do marketing é o de promoção de pessoas; várias celebridades atualmente contam com uma equipe bem qualificada que as auxiliam na sua promoção como artista. Encontram-se também as estratégias do marketing:

- Na política, com o objetivo de influenciar ideias e ações quanto ás atividades governamentais, como os comerciais de divulgação do andamento das obras públicas;

- Na cultura, através da divulgação de ações esportivas, científicas ou educacionais, como as campanhas para o evento musical Rock In Rio;

- Na promoção de lugares, como estados e cidades, com o objetivo de aumentar o turismo e fortalecer a economia;

- Na construção de uma imagem positiva de uma determinada organização á sociedade;

- Na comercialização de informações, através de livros, faculdades, escolas, entre outras, mediante um determinado preço (tem-se aqui a noção de informação como “produto”).



4. Características:


O estudo do marketing se caracteriza nas organizações pelos seguintes fatores:

- Análise do ambiente em que a organização está inserida, através do estudo do público-alvo da organização e da identificação de suas necessidades e desejos, assim como possíveis ameaças á aquisição de seus produtos e/ou serviços, através de uma pesquisa de mercado; análise da concorrência e de suas estratégias e objetivos, assim como a estrutura de mercado competitivo em que a organização se insere; ambiente interno da organização, verificando seus pontos fortes e fracos, seus recursos disponíveis e seus objetivos.

- Segmentação de mercado: ocorre quando a organização, dentro do seu setor de atuação, identifica potenciais consumidores e os divide de acordo com suas características e comportamentos. O objetivo é alcançar os consumidores e satisfazer suas necessidades de acordo com os seus segmentos.

- Seleção do mercado-alvo: avaliação dos segmentos de mercado e escolha do público que a organização deseja servir. 

- Posicionamento do Marketing: modo como a oferta da organização será diferenciada na mente dos seus clientes em relação á concorrência. É como a empresa quer ser vista no mercado. Quem realmente define o posicionamento de uma organização são os receptores da organização, os clientes.

- Composto do Marketing: conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para satisfazer a demanda do mercado. Conhecido como “4Ps do Marketing”, este composto é formado por: preço, produto, promoção (divulgação) e praça (distribuição). O preço refere-se ao volume que será cobrado por um produto ou serviço; envolve decisões como formas de pagamento, financiamento, preço de venda, etc. O produto é aquilo que será ofertado no mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo; suas políticas incluem o design, rótulo, qualidade e garantias que o acompanharão. A promoção refere-se às estratégias utilizadas para vender o produto; a todas as formas de comunicação que serão utilizadas para criar um contato como cliente. Por fim, a praça envolve todos os meios de distribuição do produto no mercado; os postos de vendas.



5. Outros conceitos importantes para o estudo do marketing:


- Mercado: conjunto de compradores e vendedores que efetuam transações mediante um produto ou serviço.

- Nicho: porção específica de um mercado, com necessidades e hábitos específicos.

- Cliente: aquele que paga pelo produto, mas que não necessariamente o consome.

- Consumidor: aquele que consome o produto, mas que não necessariamente paga pelo produto.

- Necessidade: requisito humano básico, como fome e sede.

- Desejo: “necessidade” direcionada a objetos específicos que possa satisfazê-la.

- Troca: obtenção de um produto desejado de alguém oferendo algo em troca.

- Transação: troca de valores entre duas ou mais partes.

- Valor: aquilo que atende as necessidades físicas e emocionais do cliente.



Bibliografia:

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. (confirmar dados)

SERRANO, Daniel Portillo. Portal do Marketing. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O_que_e_marketing.htm>. Acesso em: 21 de Out. de 2013, ás 19 horas e 21min.

RAMOS, Rogério. Definições de Marketing. Disponível em:                                                    < http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-marketing/>. Acesso em:  21 de Out. de 2013, ás 19 horas e 23min.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: Teoria e prática no contexto brasileiro. 2º ed. São Paulo: Person Education, 2013, capítulo 10.

BRUNI, Adriano Leal; UFBA, Empresa Júnior ADM. Manual do Empreendedor. 1º ed. Salvador: Infinita, 2012, capítulo 4.



Resumo elaborado por: Mary Angela Matos de Souza






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