Os filhos de Deus tem características peculiares. Como filhos de Deus temos, por exemplo, o direito de entrar no Santo dos Santos. Assim, temos livre acesso ao coração do Pai. No entanto, somos também sacerdotes e, como tais, temos o dever de conduzir outras pessoas a um lugar de adoração.
A primeira função de um sacerdote: adorar a Deus e ajudar outras pessoas a também o adorar. O único sacerdote que tem o direito de ficar entre Deus e o homem continuamente é Jesus. A nossa função é conectar Deus ao homem e transformá-lo também em sacerdote..
Deuteronômio 10:1-9 diz que o Senhor havia separado a Tribo de Levi para 3 funções principais: carregar a Arca da Aliança, estar diante do Senhor para ministrar a lei e para proclamar bênçãos sobre as pessoas.
A Arca da Aliança, representava a presença do Senhor. Dessa forma, entendemos que o sacerdote tem a função de carregar a presença de Deus. O texto de II Corintios 4:7 diz: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.”– o que nos torna um vaso de honra é o fato de estarmos nas mãos do Senhor. Não tem nada a ver com brilho próprio, talento ou capacidade natural; mas com o fato de estarmos nas mãos do Rei. Deus pode usar um vaso de barro, imperfeito, para regar o mundo. Ele não precisa que o vaso seja adornado em demasia ou feito de ouro. Ele pode usar o vaso de barro, com suas imperfeições, mas que será moldado pelas mãos do oleiro. Portanto, as nossas imperfeições não são um problema para Deus. Ele nos usa, apesar de nossas limitações.
Assim como um embaixador carrega em si próprio a presença e a autoridade de seu país de origem, e é revestido de “imunidade diplomática”, isto é, a ele se aplicam as leis de sua nação e não as do país em que se encontra, a Bíblia diz que somos Embaixadores de Cristo. Assim, onde colocarmos os nossos pés, ali será estabelecido o Reino de Deus. As leis desse mundo caído, não se aplicam a nós.
O nosso primeiro papel não é ministrar às pessoas. Não temos forças para suprir as necessidades de todas as pessoas do mundo. Não é nossa função ministrar as opiniões das pessoas, não é nosso papel ministrar para satisfazer gostos e preferências individuais, mas para ministrar a Deus. Somente Ele é capaz de suprir e cuidar do Seu povo.
Além de carregar a presença do Senhor e de ministrar a Deus, o sacerdote tem a função de abençoar as pessoas. A bênção de Deus não existe para te fazer feliz. Todas as vezes que alguém abençoa a outro na Bíblia, o Espírito Santo dá a eles uma visão, como que do destino daquela pessoa, então eles oravam trazendo à existência aquele destino e se preparando para receber o que estava por vir. Ou seja, temos que orar pedindo a Deus que enxerguemos as pessoas com os olhos Dele.
Por fim, o sacerdote ensina o povo os caminhos de Deus (Pv 14:12). Alguns caminhos parecem certos para o homem, mas no final, conduzem à morte. É sua obrigação, como líder, ajudar as pessoas a compreender qual é o caminho da verdade
O líder tem a responsabilidade de conhecer as maneiras de Deus e de manejar bem a Sua Palavra. Você tem que ser um sacerdote se quiser levantar outros sacerdotes.

 Texto de Zach Neese, Líder de Adoração da Igreja Gateway, EUA.