segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Síntese

Síntese
ANSOFF, H. Igor. O Ambiente numa perspectiva Histórica.
Durante as décadas de 1820 e 1830, inicia-se o processo industrial nos Estados Unidos da América; através de básicas invenções, como a máquina a vapor, que contribuíram para o avanço tecnológico na época, tornou-se possível, décadas mais tarde, a Revolução Industrial, que unificaria o país com relação ao mercado. Entre 1900 e 1930, iniciava-se um novo período chamado de “Era da Produção em Massa”; os produtos eram fabricados seguindo uma padronização e vendidos a um baixo custo. O marketing da época era simples e direto; não havia preocupações com os desafios estratégicos; a preocupação era dominar a concorrência. Por existir essa padronização, era tido que a indústria vencedora era a que vendia mais barato; as idéias de diversificação de produtos somente eram praticadas por poucas indústrias, que eram consideradas as mais ousadas. O governo, nesta época, dificilmente se interferia no setor comercial. A atenção da gerência voltava-se para a própria indústria, pois visava a eficiência interna.
A partir de 1930, a idéia de padronização começou a entrar em declínio; o consumidor tornava-se cada vez mais exigente. Neste período, conhecido como a “Era do Marketing em Massa”, o foco voltava-se para tudo que pudesse influenciar o cliente, como a publicidade, a propaganda. O administrador agora tinha que voltar-se para a mentalidade do marketing e não somente para a produção. Nesta nova fase, houve um conflito interno no administrador; havia uma grande resistência dos mesmos a mudaram os sistemas, pois essas mudanças traziam a obrigação de aceitar coisas incertas para o futuro.
A partir de 1950, as firmas começam a ter desafios novos; o administrador deve agora lutar dentro e fora da firma para obter sucesso. Assim como nas outras fases, o início da “Era Pós- Industrial” ainda encontra muitas resistências, pois sempre as mudanças requerem novas percepções e novas habilidades, e na maioria das vezes, ao administrador não quer arriscar-se; por isso, algumas firmas neste período têm um crescimento lento. Essas mudanças continuam ocorrendo como aconteceu em outros períodos da história, sempre marcando um novo tempo, uma nova época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por deixar aqui a sua opinião sobre a postagem!
Deus abençoe!

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...