O que é Custo?
De acordo com a Contabilidade, Custo seria todo gasto relacionado com a produção de bens ou serviços; é importante conhecer esta definição, pois o valor do custo é alocado ao valor de venda do bem ou do serviço.
A Contabilidade de Custos está relacionada com o registro dos custos relacionados á produção de bens ou serviços; essa tem duas funções relevantes: o auxílio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões. O conhecimento de custos é importante para saber se, dado um preço, o produto é rentável e caso não o seja, se é possível reduzir os custos.
O que é Custeio?
Custeio significa apropriação de custos; os sistemas de custeio referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos dentro da entidade.
1. Custeio por absorção: deriva da aplicação dos princípios fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados e somente os de produção. A legislação brasileira obriga que as empresas adotem o método de custeio por absorção para a valorização dos estoques e apuração de resultados do exercício. O Custeio por absorção não evidencia a capacidade ociosa da empresa.
De acordo com este sistema, os custos são classificados em:
> Diretos: podem ser apropriados diretamente aos produtos; não precisam de critérios de rateio. São diretamente incluídos no cálculo dos produtos.
> Indiretos: não são facilmente identificados nos produtos, por isso, utilizam critérios de rateio.
As despesas, segundo o Custeio por absorção, são classificadas em:
> Despesas administrativas (ligadas à administração e manutenção do negócio)
> Despesas financeiras (despesas referentes a juros, multas, taxas bancárias e movimentações financeiras – gastos não operacionais relativos ao capital financeiro)
> Despesas comerciais ou de vendas (despesas ligadas a um determinado esforço, para que ocorra venda do produto ou serviço, como propaganda, primeira visita, visita para apresentação de proposta).
OBS: Despesa corresponde a um bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Não está associada diretamente à produção de um produto ou serviço, e sim a um período.
2. Custeio variável: Não é aceito pela Legislação Fiscal Brasileira; somente pode ser usado para fins gerenciais, de tomada de decisão, sobretudo a curto prazo. Este sistema permite uma análise da contribuição direta de cada produto.
De acordo com este sistema, os custos são classificados como:
> Custos Fixos: o montante independe do volume, dentro de determinado período.
> Custos Variáveis: são aqueles cujo montante acompanha o volume de atividades, dentro de certo período.
As despesas, segundo o Custeio Variável, são classificadas em:
> Despesas variáveis: são aquelas que seu valor total varia diretamente em função das vendas da empresa. Quanto maior o faturamento, maiores serão as despesas variáveis.
> Despesas fixas: são aquelas que não variam de acordo com o faturamento.
Bem-vindos ao meu blog! Neste espaço vocês encontram ideias e dicas de negócios, empreendedorismo e gestão, além de reflexões e devocionais cristãos.
sábado, 1 de junho de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)
Todos nós já fizemos um dia: Projetos
O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...
-
Corte...
-
No Dia de Pentencostes, quantos discípulos de Jesus estavam presentes no Cenáculo? (Atos 1.15) 1. 120 2. 130 3. ...