O Termo “Marketing” pode receber inúmeras definições
diferentes, de acordo com a percepção de um determinado autor; de acordo com Phillip
Kotler (2006), o marketing é um “processo social
por meio do qual as pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam através
da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Para Michael J.ETZEL (2001), “é um sistema total de atividades de negócios
desenvolvidas para planejar, dar preço, promover e distribuir produtos que
satisfaçam os desejos dos mercados-alvo e atingir objetivos organizacionais”.
Pode ser considerado ainda como “uma atividade, conjunto de instituições e
processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que
tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um
todo”. (American Marketing Association – AMA, 2008).
Podemos então concluir que o Marketing
é um processo que identifica as necessidades dos membros de um grupo e as
transforma em produtos e/ou serviços que irão trazer satisfação e valor para o
cliente ou consumidor, que por sua vez, responderá ás ofertas de acordo com sua
renda e preferências.
Bibliografia:
KOTLER, Philip;
KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: a Bíblia
do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. (confirmar dados)
SERRANO, Daniel Portillo. Portal do Marketing. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O_que_e_marketing.htm>.
Acesso em: 21 de Out. de 2013, ás 19 horas e 21min.
RAMOS, Rogério. Definições de Marketing. Disponível em:
<
http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-marketing/>.
Acesso em: 21 de Out. de 2013, ás 19
horas e 23min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Obrigada por deixar aqui a sua opinião sobre a postagem!
Deus abençoe!