segunda-feira, 13 de abril de 2020

Administração: minha escolha.


Todo mundo já ouviu quando criança a célebre pergunta: “o que você quer ser quando crescer?”. Enquanto uns respondiam que queriam ser médicos, professores ou astronautas, eu dizia que queria ser administradora (na verdade eu tive meus “desejos rápidos” de engenharia civil durante o percurso, mas vira e mexe sempre voltava para ADM). Quando estive no ensino médio, optei finalmente em cursar Administração. Fiz o vestibular e fiquei longos 5 anos na Ufba, me apaixonando pelo curso e pelas infinitas possibilidades de atuação. Quando eu falava para as pessoas a minha graduação, elas SEMPRE me diziam: “Você não sabia o que escolher e cursou ADM né?”. Eu ficava sempre chateada com esses questionamentos, pois não entendia como que as pessoas viam um curso tão relevante como algo aleatório e banal.

Mas a grande verdade é que o estudo da administração é um verdadeiro guarda-chuva, que protege as pessoas e as organizações contra as intempéries do mercado e da sociedade.

Administrar significa gerir pessoas, recursos ou informações, visando alcançar um objetivo desejado, um resultado para uma organização, um negócio. Nossa sociedade é repleta de organizações e suas decisões impactam diretamente em nossas vidas e vice versa (é só pensarmos por exemplo como uma empresa pode ser importante para a geração de empregos e renda em uma região). 

O curso de administração traz um leque de informações e técnicas que permitem ao administrador/gestor/empreendedor/empresário a posse de competências e habilidades para planejarem, organizarem e desenvolverem seus negócios com o máximo de eficiência possível, dentro de um sistema onde constantes mudanças acontecem, em todas as esferas da sociedade (economia, cultura, tecnologia, política, saúde, etc). 

O campo de ADM é realmente muuuito vasto; durante a graduação, você vê um pouco de tudo que envolve gestão e organização: finanças, marketing, tecnologias, gestão de pessoas, estudo de culturas, comunicação, administração pública, administração política, projetos, empreendedorismo, etc..... ufa! Rsrsrs

A Administração foi a minha escolha. Uma escolha certeira da qual não me arrependo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por deixar aqui a sua opinião sobre a postagem!
Deus abençoe!

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...