segunda-feira, 7 de maio de 2012

Projetos de Expansão para Igrejas


1.     Carnê de contribuição: cada membro da igreja receberá um carnê no valor mensal de 10 reais; este projeto tem o objetivo de aumentar o
Caixa da Igreja.

2.      Louvorzão: a igreja organizar uma noite de louvor e artes cênicas com o objetivo de divulgar mais a Igreja e unir os membros. Este evento deverá ter cartaz, anunciando além da programação a venda de lanches e o preço. A igreja, além de utilizar os pratos da casa, pode e deve convidar grupos de fora, como grupo de louvor, dança e teatro. No final, deverá ser vendido um lanche para aumentar o Caixa da Igreja.

3.     Projeto Cine: Uma vez por mês ou a cada dois meses ter a realização de um cinema evangélico na Igreja; tem o objetivo de evangelização e união dos membros, principalmente jovens e adolescentes. Deve ser passado um filme evangélico, ter uma breve reflexão; cada participante do evento deve ter a responsabilidade de convidar um amigo não cristão para assistir o filme.

4.     Evangelismo Noturno: uma vez na semana, um grupo da igreja sair distribuindo folhetos e convidando para assistir aos cultos. (este projeto pode ser combinado com o cine; caso o cine seja uma vez por mês, o evangelismo noturno ser um dia antes).

Além destes projetos, é importante que a igreja em expansão observe estes detalhes:

·        Ser uma igreja que conquiste a comunidade (isso fortalece os laços e até motiva a comunidade a visitar a igreja)
·        Verificar se a quantidade de departamentos é compatível com o número de membros da igreja
·        Divulgar sua programação semanal (quais são os cultos, que horas são etc.).
·        Utilizar redes sociais para divulgar a Igreja.

Ideias para o Departamento de Missões na Igreja:




Cultos:

• 5 minutos missionários (telejornal, teatro, etc.): neste curto espaço de tempo, pode-se fazer um clamor a um país, ler carta de missionário, lembrar sobre a importância de missões, falar da perseguição religiosa em algum país, mostrar um vídeo curto, dar as informações sobre o missionário e sua família e pedir durante algum culto que escrevam para eles (compor a carta com pequenos trechos de cada um);etc.



·         Outras Atividades:

• Fazer um mural missionário na Igreja;
• Separar alguns dias para orar e jejuar por missionários (Relógio de Oração);
• Não se prender ao culto de missões;
• Fazer lembretes com imã de geladeira (modelo: “mantenha acesa a chama de missões”);
• Convidar representantes de comitês ou agencias missionárias.
Arrecadar livros, para missionários;
Conferência Missionária
• Fazer na EBD um momento missionário;
• Comemorar o Dia do Missionário;

Sugestões para o Ministério/Departamento de Jovens



·                    Clamor Jovem: vigília de sexta pra sábado.
·                    Confrajovem: confraternização jovem por trimestre.
·                    Festival de Pizza
·                    Campanha Chama + 1: para estimular os jovens a convidarem jovens para a EBD; deve ter premiações.
·                    Universitários de Cristo: um encontro com palestra e dicas para enfrentar as lutas constantes que são enfrentadas pelos jovens nas faculdades e universidades da Bahia.
·                    Cine Jovem
·                    Juri Simulado: uma reunião onde é abordado um tema específico, geralmente polêmico, para se discutir as vantagens e desvantagens; para tornar mais interessante, pode haver premiações aos grupos com os argumentos vencedores. O objetivo é fazer com que os jovens busquem conhecimento e conciliem com a Palavra de Deus, aprendendo a discernir, portanto, o que é bom para a edificação ou não.
Sugestões de temas para o júri simulado:Estilos Musicais no Meio GospelSubmissão·         Ciclo de Palestras:
Sugestões:Mensagens SubliminaresRedes Sociais e EvangelismoSexualidade
Mercado de TrabalhoDons Espirituais                                                                                                                                                                                         ·                    Culto Acústico - sem o uso dos instrumentos elétricos; criar um ambiente acústico e descontraído.                                                                                                                                                           ·                    Copa de Futebol – Organizar times masculino e feminino de futebol na igreja

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Musical A Paixão de Cristo


E Depois de tantas lutas, tantos erros, tantas lágrimas, veio a Vitória!
Nosso Musical foi uma benção!
Apesar de todos os empecilhos, inclusive no dia da apresentação, Deus derramou de sua graça sobre nós; foi lindo!
No final mesmo da apresentação, um clima maravilhoso encheu o Templo, e muitos foram renovados no Senhor.
Minha felicidade é ver que através deste musical, muitos adolescentes e jovens estão mais dispostos a trabalharem no Reino de Deus, que muitas pessoas na Igreja mudaram suas visões sobre Teatro Gospel.
Fiquei imensamente satisfeita ao ver vários adolescentes se derramando na presença de Deus.
Fiquei surpresa com vários, pelo desenvolvimento, pelo envolvimento no Musical, demostrando maturidade e força de vontade.

Lembro que tudo surgiu depois de um Musical que eu e o Lemuel tínhamos participado em São Caetano; eu tinha dito que um dia nós iriamos apresentar na nossa Igreja. Não esperava o tamanho que este projeto acabou alcançando. Sei que vi várias pessoas se dedicando, vestindo a camisa do Musical, em especial o Departamento de Adolescentes - DEPAD; nossa, sempre estarei grata por isso...

Fico feliz com o apoio da igreja, dos músicos e de tantas pessoas...

Vocês podem me perguntar?
- E teve conversão? Teve gente lá na frente?

Bom, gente lá na frente não teve...
Mas, no fundo do meu coração, acredito que muitos frutos nós tivemos...
Sei que muitos se voltaram para Deus naquele dia...

E Outra coisa...

Uma vez, quando eu participava de um núcleo evangélico no meu ensino médio, tivemos uma Festa Evangelística e não vimos ninguém aceitando publicamente...
Tínhamos ficado tristes, pois muito nos esforçamos; mas aí, veio uma palavra pelo líder do grupo que eu nunca me esqueci e nunca me esquecerei:
"Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás" Eclesiastes 11.1

Ou seja

A palavra foi lançada e sei que ainda veremos os frutos! Eu Creio nisso!

Estou muito grata a Deus pelo Musical e empolgada para outros projetos!

Que Deus nos abençoe!


Slides de Fotos





quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sinais de que o músico está correndo perigo


A vida ministerial tem alguns termômetros.
É importante ficarmos de olhos bem abertos e atentos ao que está acontecendo conosco no presente, pois, é um sinal da realidade que nos espera no futuro. Geralmente o músico não se preocupa com muita coisa a não ser com a própria música. Tendemos a imprudência, com nossa própria vida e, conseqüentemente, ministério.
Quero afirmar, porém, o amor e cuidado que o Senhor tem para com seus filhos. Não somos simplesmente músicos; somos filhos amados de Deus.
A área musical na igreja é tão preciosa e importante para cooperar com a vontade de Deus! É por essa razão que tem sido alvo das armadilhas do inimigo.
Estejamos atentos. Sejamos sóbrios e vigilantes, como nos ensina a palavra (1Pe.5.8).
A partir de algumas áreas analisaremos se nosso ministério corre perigo ou não. Que o Senhor nos ajude a ter um ministério firme e frutífero.

ÁREA 1 - Comunhão com Deus . Pouco contato com a palavra - sinal de perigo Deus se revela a nós através de sua palavra. Além disso, a palavra é um recurso poderoso para que sejamos santificados.Não ler a bíblia é um dos piores males que podemos causar a nós mesmos. É um grande sinal de perigo.
Para meditar (Jo.5.39; Jo.17.17; Cl.3.16)
. Vida pobre de oração - sinal de perigo Quem não ora não pode se considerar nem íntimo e nem dependente de Deus. Se a oração sempre teve destaque na vida de Jesus o que nos resta, músicos?
Para meditar (Ef.6.18; Cl.4.2; 1Ts.5.17)
. Desvalorização do jejum - sinal de perigoO jejum nos ajuda muito na guerra contra a carne. Nosso ventre não é nosso deus (Fl.3.19). Quem nunca jejua deve questionar se de fato o espírito governa o corpo (Rm.12.1)
Para meditar (Mt.6.17,18; 2Co.6.4,5)
. Não ter tempo a sós com Deus - sinal de perigoO Senhor sempre e em todo lugar está conosco e nós com ele. No entanto, relacionamento verdadeiro com Deus significa separar um tempo exclusivo para Ele. Prioridade e exclusividade são características do amor verdadeiro.A bíblia nos mostra Jesus valorizando momentos a sós com o Pai.
Para meditar (Mt.14.23; Mc.1.35; Lc.5.16)

ÁREA 2 - Comunhão com a família. Não investir tempo com a família (cônjuge, filhos, pais, irmãos - e isso individualmente) - sinal de perigo.Quem não investe tempo com sua família está edificando seu ministério na areia. A família necessita de tempo para fortalecer seus laços. Se os laços da família são frágeis, o músico também é frágil. Muitos músicos estão vulneráveis aos ataques do diabo por não compreender a importância do investimento de tempo na família. Músicos casados, vocês ainda separam pelo menos um dia para sair e namorar seu cônjuge? Músicos pais, vocês conseguem separar tempo exclusivo com seus filhos? Músicos solteiros, vocês tem irmãos? Vivem em comunhão com eles? Gostam de estar juntos?
Para meditar (Mt.22.37-39; Gl.6.9; Ef.5.16)
. Esconder a família - sinal de perigoConheci um cantor que retirava sua aliança do dedo e a guardava no bolso quando ia ministrar à igreja. Em outro caso, mantive uma amizade de vários anos com um irmão sem nunca ter conhecido sua família. Muitos ministros nem pensam na possibilidade de ter a companhia de seus cônjuges e filhos nos lugares onde vão ministrar. Isto é um péssimo sinal. Permita conhecerem sua família.
Para meditar (Rm.12.10; 13.7)
. Se sentir incomodado no lar - sinal de perigoNão é só no mundo que algumas pessoas preferem outros lugares a seu próprio lar. Infelizmente, esta é a realidade de alguns em meio à igreja. Além de um porto seguro, o lar é também um lugar de aperfeiçoamento. Querido músico, você precisa de sua família mais do que pensa. Se você não se sente à vontade em sua própria casa, algo está errado. Conheço alguém que diz exercitar a renúncia todas as vezes que tem de sair de casa para ministrar. Em uma de suas músicas, Marcos Witt diz que só consegue ficar longe de seu lar por causa de Jesus. Ele expressa a saudade que sente de seus filhos nesta canção considerada, ao menos por mim, uma prova da saúde de seu ministério.
Para meditar (Pv.27.8; 1Pe.3.7)
. Não ver a família como o primeiro ministério - sinal de perigoÉ impressionante e verdadeira a seguinte frase: "a família vem antes do ministério". A primeira responsabilidade que temos diante do Senhor é o cuidado com nossa própria família. E esse cuidado se torna prático através do amor do marido, da submissão da esposa, cuidado dos pais para com os filhos através do suprimento espiritual, emocional e físico, além da disciplina, da honra e obediência dos filhos a seus pais e do amor dos irmãos. Família e ministério se fundem.
Para meditar (Ef.5.22-6.4; Cl.3.18-21; 1Tm.3.5)

17 Super dicas para músicos e ministros de Louvor Por Ronaldo Bezerra

 1- O músico precisa aprender a se "mixar" no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.
2- Todo músico deve treinar prática de conjunto se quiser amadurecer mais rapidamente.
3- A teoria musical é fundamentalmente necessária, mas entre a teoria e a prática há uma distância que poucos querem percorrer.
4- "Um bom médico não é aquele que receita um remédio sem saber o que está fazendo. Um bom músico não é aquele que toca sem saber o que faz".
5- Autodidata - Há um engano no uso deste termo, pois há muitos analfabetos musicais dizendo-se autodidatas (uma desculpa para a preguiça), autodidata é aquele que estuda sem um professor, mas estuda.
6- Uns falam antes de tocar algo, outros tocam antes de falar algo. Eis a diferença entre "músicos" e músicos.
7- O músico deve aprender a conduzir uma música como ela é e não como ele acha que deve ser. Isto é maturidade.
8- Há músicas em que o metrônomo só serve para o primeiro compasso, porque necessitam de uma interpretação flexível.
9- A pulsação rítmica bem como o andamento são para serem sentidos e não ouvidos. Este princípio é para todos, mas fundamental para bateristas e percursionistas.
10- Acompanhar um cântico é antes de tudo uma prática de humildade e sensibilidade. Nas igrejas, geralmente, os músicos querem mostrar toda a sua técnica em hora errada. O correto é usar poucas notas, não saturar a harmonia, inserir frases nos espaços melódicos apenas, e o baterista conduzir. Ou seja, economize informações musicais!
11- Há uma tendência atual de supervalorizar a velocidade do músico, quantas notas ele executa por tempo. Velocidade não é sinônimo de bom músico. O bom músico é aquele que tem a sensibilidade de fazer a coisa certa na hora certa. A velocidade é uma conseqüência.
12- A técnica deve ser estudada e sempre aprimorada, mas lembre-se de que é um meio de facilitar a execução da música e não um meio de exibicionismo.
13- Uma boa maneira de aprimorar a interpretação é aprender primeiro a se ouvir, depois executar. Tem gente que canta e toca e não sabe o que está fazendo; acostume então a gravar o que é executado e seja autocrítico, estude, grave e ouça o que estudou; com o tempo você encontrará a forma ideal para a sua execução.
14- Lembre-se: pausa também é música, portanto, "não sole na pausa".
15- A música possui três elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo. Procure distribuir os instrumentos musicais no arranjo conforme estes elementos. Há instrumentos harmônicos e melódicos, há somente melódicos, há rítmicos e instrumentos que fazem os três, mas defina no ensaio ou arranjo, quais serão os devidos "papéis" para cada instrumento.
16- A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Outra observação é que o tom pode influenciar na sonoridade da música vocal com acompanhamento. O problema é que muitos confundem. Na música instrumental, a técnica e a expressão são mais exigidos porque as notas devem transmitir algo. Na música onde há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros elementos.
17- Versatilidade - Procure ser o mais possível. Saiba ouvir vários estilos, do erudito ao moderno, ouça com ouvido crítico e analítico. Saiba ouvir. Extraia coisas boas de cada estilo. Outro detalhe, é o músico não ficar "preso" somente ao seu instrumento, saiba apreciar a forma de execução como sonoridade e fraseado de outros instrumentos.
Deus abençoe a todos

terça-feira, 27 de março de 2012


O que esperar do amanha?
Para mim, que sou ansiosa(confesso) é complicado esperar...
Esperar o tempo certo para todas as coisas.
Quando você é ansiosa, além de querer que tudo aconteça rapidamente, acaba traçando um futuro que pode não acontecer da forma como será na realidade...
Este é um dos piores problemas.

O que fazer então?
se desesperar? se apressar? continuar vivendo na ilusão, vivendo em um mundo fantasioso?
Não, não... é bom sonhar... mas, melhor ainda é viver a realidade, mesmo que não seja como nós queremos!
E a ansiedade? este desejo que querer que tudo aconteça logo? 
Bom, aí é que entra Deus.
Se realmente temos fé, confiaremos em Deus e lançaremos sobre ele todas as nossas ansiedades, pois ele cuida de nós... nem aos passarinhos Ele deixa de alimentar, quanto mais nós?!
Não, ele não quer que vivamos na ansiedade, pois além de deixarmos de viver o presente, de viver a realidade, demonstramos uma certa falta de confiança na sua provisão. 
O grande segredo mesmo é orar, entregar a Deus nosso futuro, nossos desejos e nos submetermos a sua vontade, que é sempre a melhor.

E quando chega o que nós sempre esperamos?
Bom, basta tão somente agradecer a Deus! se o que lhe aconteceu realmente foi de Deus, tenha a certeza que o sentimento de busca vai acabar e o sentimento de buscar manter o que conquistou irá surgir, e com isso novas preocupações (rsrs). Mas fiel é Deus, que estará sempre nos sustentando.

Queira realmente se deixar ser guiado pelo Senhor. Não adianta querer se apressar, pois isso pode lhe prejudicar. E se não acontecer como você esperou, é porque Deus sabia que da forma como você pensou, poderia lhe prejudicar..e além disso, ELE SEMPRE TEM O MELHOR!


Essa música é o tema da minha vida...
Quando estou muito triste a ouço... e me acalmo!

quinta-feira, 8 de março de 2012

História do Lemuel - FINAL


Em 2011, algo novo surgiu entre nós...

Começamos a fazer de forma mais intensa, os momentos de louvor da nossa igreja...
Em abril, houve um Encontro de Jovens e Adolescentes na ADEC. Nesse encontro nós ensaiamos seis músicas que ate hoje cantamos. São elas: Glória e Aclame ao Senhor  - ambas do DT, Cura-me Senhor – André Valadão, Rei da Glória e Rendido Estou – ambas de Aline Barros, Aleluia – Nívea Soares. Neste culto louvamos com os músicos da Igreja: Ismael, Neilton, Wiliam, Josi, Filipe, Oton, Davi, Athos.
Ficou super legal! Lembro que comemoramos no final do culto com uma bela pizzaria (lembro até do vídeo que foi gravado neste dia, mas deixa fora da conversa kkk).



Depois desse dia, começamos a louvar juntos com mais freqüência. Na noite do encontro, tínhamos recebido um convite para Nova Brasília, onde seria realizada a gravação de um DVD, onde nós, o Vocal Lemuel ,junto com os músicos, iria participar.




Mas ainda em abril, tínhamos participado de outra atividade muito interessante; um Musical. Foi com o povo da Igreja de São Caetano, foi bem interessante!!!



Voltando...

Começamos a ensaiar de forma bem intensa; colocamos também duas novas músicas: Canção do Apocalipse e Aclame ao Senhor!
Durante os ensaios derramamos muitas lágrimas; tivemos discussões, momentos engraçados. Valeu à pena cada esforço! Lembro que durante ste processo começou a surgir um desejo de sermos um só; não ser mais Vocal junto com os músicos da Igreja, mas sim em ser algo bem maior, um MINISTÉRIO DE LOUVOR. Não foram todos que concordaram logo de início, mas não nos empatamos por causa disso, pelo menos não agora...

Voltando a Nova Brasília...

Foi show!


Começamos cantando Aclame ao Senhor e terminamos com Rendido Estou, que foi a que saiu na gravação. Fomos os últimos a cantar antes da gravação das músicas do Irmão Fabiano, que tinha nos convidado. Neste dia nos apresentamos como Ministério. Não posso me esquecer da ajuda do irmão e amigo, Mateus Santiago, que nos auxiliou com o som. Para glória de Deus ficou lindo. Gravamos vários vídeos cantando no dia... Estávamos diferentes. Confesso que ao cantar ao vivo naquele dia, senti algo diferente, vontade de pular, de saltar, de não me ver presa a playbacks... Mas ainda não aceitava um possível término do vocal.

Depois de um tempo, começaram a surgir alguns probleminhas. Não foi devido a brigas, mas sim quanto ao fim disso tudo. Continuaríamos como Vocal ou abraçaríamos um Ministério?
Bom, durante os últimos 6 meses de 2011, entramos várias vezes em discussões sobre o Ministério. Estávamos divididos; uns queriam o ministério e outros queriam continuar como Vocal. E confesso que uma das pessoas que ainda queria o Vocal era eu. Então, ficamos durante todo esse tempo parados praticamente, pois como não estávamos organizados, não tínhamos nem ensaios direito.

Cantamos algumas vezes juntos, como em cultos, Encontros e outras atividades....







Era uma situação complicada, porque até os ensaios que tinham entre o vocal começaram a fixar sem nexo, meio que perdido...
Digo pelo menos por mim que, amava cantar ao Vivo, junto com os meninos que tocam, mas não queria deixar de lado quase 3 anos de Vocal. Meu medo era de entrar em algo e acabar terminando tudo de vez. É aquela velha história do medo de arriscar. E assim continuamos, sem saber pra onde ir....

Foi quando começamos a perceber qe do jeito que estávamos não iríamos pra frente... não dava mais para continuar assim. E além disso, todos nós tínhamos crescido muito com esses momentos de louvor; não somente nós do vocal, mas até os músicos também.

Então, neste ano de 2012, iniciamos uma nova etapa do Lemuel. De 6, dobramos de tamanho e estamos mais fortes e unidos também. Ainda não tenho muito a escrever sobre esta nova etapa, pois estamos começando agora. Mas peço a você, que acompanhou nossa história e que está terminando este texto, que nos inclua em suas orações, pois sabemos que a luta é grande; o inimigo sempre vai tentar nos destruir, nos desunir, pois ele sabe que o louvor tem uma força muito grande! Mas graças a Deus, confiamos em Cristo e sabemos que a vitória é garantida, pois ele não falhará!

Por isso caro amigo, peço que ore por nós, Ministério de Louvor Lemuel.


E que Deus nos abençoe!!!!


*** Sem fim porque ainda não terminamos nossa história.... ***

terça-feira, 6 de março de 2012

O Controle Remoto



Há uns tempos atrás eu estava tentando assistir um dvd aqui em casa, mas não estava conseguindo...
Uê? Como assim?
Explico....
O controle remoto estava com defeito...não estava funcionando corretamente. A função de um determinado botão funcionava quando apertava outro botão, e assim, eu ficava perdida não sabendo em qual botão apertar para o dvd passar perfeitamente nas partes que eu queria. E assim ficou por um bom tempo.
Até que, certo dia, tentando mexer no controle para tentar descobrir o que estava acontecendo, percebi que um botão, APENAS UM, tinha sido pressionado com muita força e tinha ficado todo "pra dentro", tornando o controle defeituoso. Assim que tirei o botão da situação que estava, todo o controle voltou a funcionar perfeitamente. E na mesma hora me veio a mente o Corpo de Cristo: A Igreja.

Nós somos um corpo e cada um tem sua função nele, assim como o botão no Controle. No corpo humano, quando um órgão está com problemas, todo o corpo pode ser prejudicado; a mesma coisa acontece com a Igreja. Quantas e quantas vezes não "funcionamos" corretamente porque um órgão está com defeito?

Este "defeito" nós podemos chamar de PECADO; e Deus não opera num lugar com este defeito, pois Deus é santo. E quando falo de pecado, falo de não arrependimento, afinal de contas, todo nós pecamos, pois somos falhos; mas aí é que vem o verdadeiro arrependimento, o coração quebrantado. Davi pecou, pois adulterou, planejou a morte de um homem, mas ele se arrependeu. Este é o grande mistério.

Muitas vezes nos questionamos o porquê de não estarmos vendo tantos milagres nas nossas igrejas hoje; além de nós termos mudado, infelizmente, pode haver muito pecado "escondido" nas igrejas. Escondido entre aspas, porque nosso Deus é Onipresente e Onisciente e nos conhece e sabe e tudo que fazemos. Mas esse pecado pode estar escondido da Igreja. Quanto e quantos irmãos devem tomar a Santa Ceia em pecado?!

Se quisermos realmente que Deus se manifeste nas nossas igrejas, é necessário cuidarmos do nosso corpo, evitando todo defeito, toda sujeira, tudo que possa vir a prejudicar o bom "funcionamento" do controle.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade
É servir a quem vence o vencedor,
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade;
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...