sexta-feira, 12 de julho de 2013

Liderança


 O Homem é um ser que se relaciona. Ao interagir com outras pessoas que possuem desejos e metas em comum, forma- o grupo. Quando o grupo interage entre si, surge a necessidade de um representante; dentre os indivíduos deste conjunto, escolhe-se aquele que, por motivos diversos, possui um perfil para ser o líder. O líder é aquele que tem autoridade e competência para exercer suas atividades com responsabilidade.

Uma das funções do líder é manter a boa convivência entre o grupo, sabendo operar em meio às diferenças, para que as metas da organização sejam alcançadas com criatividade. O líder deve conhecer a visão da organização e compreender com clareza o contexto em que a organização está inserida.

O aprendizado e a adaptação são fatos que devem fazer parte do cotidiano dos gestores atuais; a sociedade passa por inúmeras mudanças, que por sua vez, se refletem em sua cultura, atingindo de forma direta as organizações. Um verdadeiro líder deve ter sensibilidade e habilidade para captar essas mudanças e adaptar-se ás novas realidades da sociedade.

O líder deve ter a habilidade de manter um aprendizado contínuo; com as mudanças que ocorrem no mercado, torna-se necessário que o líder crie ou recrie a cultura da organização para manter-se com competitividade. Para que isto seja possível, o líder deve possuir capacidade técnica e habilidades de autoconhecimento e visão de mercado, para que as mudanças sejam aplicadas na organização no momento exato.


O gestor deve possuir profundo conhecimento sobre si mesmo, para assim, possuir maiores condições para gerir a organização; deve também ter domínio próprio, para que não mergulhe no trabalho e se esqueça de resolver seus conflitos pessoais. Um bom líder sabe utilizar todos os recursos da organização com autoridade e responsabilidade, de forma que as metas são alcançadas com sucesso e eficiência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por deixar aqui a sua opinião sobre a postagem!
Deus abençoe!

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...