O Homem é um ser que se relaciona. Ao interagir com
outras pessoas que possuem desejos e metas em comum, forma- o grupo. Quando o
grupo interage entre si, surge a necessidade de um representante; dentre os
indivíduos deste conjunto, escolhe-se aquele que, por motivos diversos, possui
um perfil para ser o líder. O líder é aquele que tem autoridade e competência
para exercer suas atividades com responsabilidade.
Uma das funções do líder é manter a boa convivência
entre o grupo, sabendo operar em meio às diferenças, para que as metas da
organização sejam alcançadas com criatividade. O líder deve conhecer a visão da
organização e compreender com clareza o contexto em que a organização está
inserida.
O aprendizado e a adaptação são fatos que devem fazer
parte do cotidiano dos gestores atuais; a sociedade passa por inúmeras
mudanças, que por sua vez, se refletem em sua cultura, atingindo de forma
direta as organizações. Um verdadeiro líder deve ter sensibilidade e habilidade
para captar essas mudanças e adaptar-se ás novas realidades da sociedade.
O líder deve ter a habilidade de manter um aprendizado
contínuo; com as mudanças que ocorrem no mercado, torna-se necessário que o
líder crie ou recrie a cultura da organização para manter-se com competitividade.
Para que isto seja possível, o líder deve possuir capacidade técnica e
habilidades de autoconhecimento e visão de mercado, para que as mudanças sejam
aplicadas na organização no momento exato.
O gestor deve possuir profundo conhecimento sobre si mesmo,
para assim, possuir maiores condições para gerir a organização; deve também ter
domínio próprio, para que não mergulhe no trabalho e se esqueça de resolver
seus conflitos pessoais. Um bom líder sabe utilizar todos os recursos da
organização com autoridade e responsabilidade, de forma que as metas são
alcançadas com sucesso e eficiência.
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