quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mark-up



Retirado de um Blog:

Preço: margem x markup
" Na formação de preços no varejo, é muito comum enganos e confusões acerca dos métodos de cálculo do Markup e da Margem Bruta. Pensando nisso procurei criar um exemplo simples e prático que clareasse o uso desses dois métodos.
A principal diferença entre os métodos de cálculo reside no fato de que o markup é multiplicado pelo custo e a margem bruta é uma parcela do preço. Quem não percebe isso sempre pergunta porque a margem bruta não pode ser maior que 100%. E a resposta é óbvia para quem observa os dois métodos. Observe a tabela e as fórmulas abaixo e tire suas conclusões também.

Comparação entre as duas abordagens básicas de cálculo de preço para o varejo:
Preço
250,00
100%
Custo
200,00
80%
(200/250)
Margem Bruta
50,00
20%
(50/250)
Markup
1,25
(250/200)
.
Método do MARKUP

O markup é um multiplicador do custo.
Fórmula
Se a relação entre preço e custo é normalmente constante, pode-se usar o markup, pois sua vantagem está na sua simplicidade de cálculo:
> Markup = Preco / Custo = 250 / 200 = 1,25
Agora é só multiplicar o custo por este índice de acréscimo:
> Preço = Custo x Markup = 200 x 1,25 = 250
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que o preço pode ser muitas vezes superior ao custo, portanto o markup pode ter um índice superior a 2, isto é, duas vezes ou mais que o custo.
Método da MARGEM BRUTA
A margem bruta é um percentual (uma parte) do preço. A outra parte do preço é o custo.
Fórmula simples
A vantagem do uso da margem para o cálculo do preço, reside na relação que este método estabelece com o ganho e não com o custo. Isto permite projetar (prever) um ganho para cada produto e consequentemente para a empresa.
> Margem = Preço – Custo = 250 – 200 = R$ 50,00 (moeda)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço = (250 – 200) / 250 = 0,2 (decimal)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço * 100 = (250 – 200) / 250 * 100 = 20% (percentual)
Se os valores da margem e do preço estão disponíveis pode-se calcular o custo:
> Custo = Preço – (Margem x Preço) = 250 – (0,2 x 250) = 200
Mas como normalmente tem-se apenas os valores do custo e da margem, e não o preço, um modo prático de calcular o preço pelo método da margem é simplesmente dividir o custo pelo complemento da margem em decimal:
> Preço = Custo / (1 – Margem) = 200 / (1 – 0,2) = 200 / 0,8 = 250
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que como o custo e a margem estão dentro do preço, a margem SEMPRE será menor que 100%.
Pode-se detalhar ainda mais a fórmula da margem bruta usando a fórmula CLD abaixo, que decompõe a margem bruta nos seus diversos fatores (em decimal). Além de cobrir os impostos e despesas sobre a venda, a margem deve contribuir para cobrir parte da despesa operacional total da empresa e ainda gerar um lucro para a empresa.
> Preço = 200 / (1 – 0,05 – 0,10 – 0,05) = 200 / 0,8 = 250
Fórmula CLD
Onde:
Custo = valor de aquisição – impostos creditados + frete pago
DO = despesa mensal sobre a receita mensal (DO=10.000/100.000=0,10).
Impostos = soma dos impostos sobre a venda (decimal)
Para concluir, vou relatar por meio de uma pergunta, os erros mais comuns. A confusão é obvia mas como acontece muito e vale relatar:
“Se tenho um produto que custa 100 reais e coloco uma margem em cima de 20%, resulta 120 reais, então meu lucro é de 20%. Certo?”
Não! Tá tudo errado!
1º – Não é margem em cima, é markup. O custo será multiplicado por um marcador de 1,2. R$100,00 x 1,2 = R$120,00.
2º – Agora fazendo o contrário. Do preço de R$120,00, quanto representa o ganho de R$20,00? 20 / 120 = 16,666%, ou seja, R$20,00 é 16,67% de R$120,00. Porque 100 é o custo e 120 é o preço. O que queremos saber é a margem do preço e não do custo.
3º – Calculando o preço pelo método da margem ficaria assim,  .
Então, para esses valores, custo=100 e preço=120, o marcador (markup) é 1,2 e a margem é 16,666%.

Esperamos ter auxiliado. Preços justos e boas vendas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada por deixar aqui a sua opinião sobre a postagem!
Deus abençoe!

Todos nós já fizemos um dia: Projetos

O que são projetos? Segundo o PMBOK, o guia do gerenciamento de projetos, um “projeto é um esforço temporário empreendido para cria...